O coração tem como função impulsionar o sangue para o nosso organismo, tornando-se um dos principais responsáveis para manter uma vida saudável. Os hábitos de consumo da sociedade atual refletem em má alimentação, sedentarismo, estresse e a utilização de substâncias tóxicas, são fatores que contribuem em problemas cardíacos.

Ocorre também a possibilidade do paciente nascer com problemas cardíacos congênitos (desde nascença). Um dos fatores que podem levar a criança nascer com doenças do coração, é a má alimentação da mãe durante a gestação e histórico na família, além de problemas de má formação do feto.

Os problemas cardíacos representam qualquer patologia que dificulte ou impeça a boa circulação sanguínea no nosso corpo. Confira quais são as principais patologias:

• Enfarte ou infarto

Esse problema ocorre quando um coágulo impede a passagem do sangue em parte da camarada cardíaca, em especial o miocárdio, tornando essa patologia uma das com maior risco iminente de morte, pois o tempo para agir é muito limitado, levando o paciente muitas vezes ao falecimento.

• Arritmia

A arritmia é caracterizada quando ocorre uma mudança no ritmo dos batimentos cardíacos. Quando os batimentos se tornam mais lentos do que o habitual, a patologia é denominada como bradicardia. Caso ocorra o inverso, aceleração excessiva dos batimentos cardíacos, é chamada de taquicardia. Os sintomas mais comuns que levam a esse problema do coração, são o envelhecimento e em consequência de outras enfermidades, como endocardite e miocardioesclerose, havendo também a possibilidade de se derivar do consumo excessivo de álcool e tabaco.

• Insuficiência cardíaca

A insuficiência cardíaca ocorre quando o corpo não consegue mais bombear sangue suficiente para o resto do corpo, impedindo de suprir as suas necessidades. É uma doença crônica, no entanto, às vezes pode se desenvolver de maneira repentina. Por conta disso, é fundamental manter hábitos saudáveis e fazer check ups regulares no cardiologista.

• Doenças arterial coronariana

Muito semelhante ao infarto, a doença arterial coronariana apresenta sintomas parecidos com essa patologia, no entanto, de maneira mais branda e com duração em média até 20 minutos. Os principais sintomas são dores fortes no peito, estendendo-se para o braço esquerdo, suor excessivo, palidez e náuseas.

• Cardiopatia

A cardiopatia denomina qualquer anormalidade na função ou estrutura do coração, surgindo normalmente durante as 8 primeiras semanas, quando começa a desenvolver o coração do feto. As cardiopatias mais recorrentes, apresentam problemas nas válvulas cardíacas e, em outras, acontece a má formação do músculo.

• Síndrome de Marfan

A Síndrome de Marfan é uma doença hereditária que apresenta problemas no tecido conjuntivo, responsável pelo fortalecimento das estruturas do corpo. Normalmente a síndrome atinge o coração, os olhos, o esqueleto e os vasos sanguíneos do indivíduo.

Prevenção

Para evitar o surgimento de possíveis problemas cardíacos, é necessário que o paciente adote hábitos saudáveis, incluindo o consumo de alimentação saudável e prática de exercícios. Confira abaixo:

• Evitar o consumo de tabaco e bebidas alcóolicas;

• Manter o colesterol em níveis saudáveis;

• Prevenir a hipertensão e controlar os níveis de pressão arterial;

• Realizar controle de peso, mantendo-o em níveis saudáveis;

• Praticar exercícios físicos de maneira regular;

• Adotar hábitos alimentares saudáveis

• Prevenir e controlar o surgimento/níveis de diabetes.