Lavar as mãos é um ato simples, mas com a correria do dia-a-dia não é feito com frequência necessária, abrindo portas para doenças. O ato de lavar as mãos pode ser considerado como uma medida de prevenção contra várias doenças, podendo, inclusive, salvar sua vida.

Constantemente estamos compartilhando objetos com diversas pessoas em locais com grande possibilidade de bactérias, como dentro do transporte público, no trabalho, shoppings, festas, parques e ou, fazendo gestos simples como, por exemplo, em banheiros tocando em portas, maçanetas, torneiras e descargas que, geralmente, concentram fungos e bactérias.

Na maioria dessas situações as pessoas estão frequentemente com o celular nas mãos, dinheiro, comidas, etc. É dessa forma que grande quantidade de microorganismos entram em contato com o nosso corpo, inicialmente pela mão, aumentando assim o risco de se contrair doenças.

Conviver com esses riscos é algo inevitável, mas buscar formas de prevenção é fundamental para a saúde. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que o hábito pode reduzir em até 40% a contaminação por vírus e bactérias que causam doenças como gripes, resfriados, viroses, conjuntivite e hepatite A.

 

Confira as principais doenças que podem ser evitadas pelo simples ato de lavar as mãos:

 

Gripe: Causada também por infecção respiratória, a gripe ocorre pela contaminação das mãos de forma direta (aperto de mãos) e indireta (tocar em locais contaminados ou de uso comum, como ônibus), causando febre, dores de garganta e cabeça, no corpo e dificuldade para respirar.

Virose e diarreias:  Muitas vezes relacionadas a falta de higienização das mãos e alimentos antes de comer, as bactérias causadoras dessa doença provocam diarreias com náuseas e vômitos.

Conjuntivite: A conjuntivite pode ser causada por reações alérgicas a poluentes ou substâncias irritantes como poluição e o cloro de piscinas, por exemplo, mas também por vírus e bactérias em contato com a pele e diretamente com os olhos de forma inadequada, provocando o inchaço, sensação de areia ou de ciscos nos olhos, secreção e coceira.

Hepatite A: A transmissão da doença ocorre pela falta de higienização das mãos, água não filtrada e má ingestão de alimentos como frutos do mar ou comidas cruas e malcozidas, causando a inflamação de órgãos como o fígado e características como mal-estar, náuseas, vômitos, pele e olhos amarelados (icterícia), urina com cor escura e desconforto abdominal.

Gastroenterite é uma inflamação do trato gastrointestinal que afeta o estômago e o intestino delgado. A transmissão de vírus e bactérias é feita diretamente pelas mãos em contato com alimentos e boca não lavados de forma adequada, causando diarreia, vômitos, febre e dores abdominais.

 

A importância e dicas para cuidados com as mãos

 

No Brasil, de acordo com dados da Anvisa, cerca de 25% das infecções registradas são causadas por microrganismos multirresistentes - aqueles que se tornam imunes à ação dos antibióticos.

Antes de lavar as mãos, aqui vai algumas dicas:

·         Tire todos os acessórios (anéis, alianças, pulseiras, relógios).

·         Comece lavando a palma, os dedos e o pulso embaixo das unhas.

·         Enxague-as bem até sair toda a espuma.

·         Seque com uma toalha limpa (em casa) ou com papel toalha (em locais públicos).

 

 

Secadores de mão são cada vez mais comuns em banheiros de restaurantes, bares e shoppings, mas, o ar transmitido não é muito higiênico. Segundo estudo feito no Reino Unido, usar o secador de mão pode deixá-las mais contaminadas e sujas do que estavam antes.

“Como efeito, o secador cria um aerossol que contamina o banheiro, incluindo o secador em si e potencialmente as pias, o chão e outras superfícies”, disse Mark Wilcox, professor de microbiologia médica na Universidade de Leeds no Reino Unido e autor do estudo.

Especialistas recomendam que para uma limpeza ainda mais eficiente  vale também ter sempre à mão álcool gel para utilizar, principalmente, antes das refeições.

 

Tome alguns cuidados também com as unhas e hidratação das mãos.

 

Apare suas unhas uma vez por semana, depois do banho, sem cortar demais ou alterar o formato delas, o ideal é manter suas unhas sempre aparadas e limpas.

Hidrate suas mãos diariamente e evite lavá-las com sabonetes agressivos e manter contato frequente com produtos de limpeza. O ideal é hidratar as mãos diariamente, antes de dormir e/ou ao acordar, com um produto específico para essa área, sendo esse cuidado importante também para manter as cutículas saudáveis.

Com essas dicas você prevenirá doenças, principalmente, em crianças e idosos deixando-os com boa imunidade do corpo. Manter as mãos limpas é uma das melhores maneiras para prevenir a propagação de uma infeção ou de outras doenças e, dessa forma, manter uma vida saudável.

A saúde é um fator relevante para o bem-estar, saiba como conquistá-lo.