De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) a catarata é uma das principais causas de cegueira no mundo chegando 51% dos casos, ela se caracteriza pelo comprometimento do cristalino do olho e que leva à perda progressiva da visão. Além disso ela é a principal causa da baixa visão em países desenvolvidos e em desenvolvimento.

Um dos principais sintomas da catarata é a dificuldade de enxergar a noite, ou em lugares com muitos reflexos de luzes, além da visão amarelada e/ou dupla.

Ela pode ocorrer em apenas um ou em ambos os olhos, dependendo da causa. Geralmente, é bilateral e assimétrica, ou seja, pode estar avançada em apenas um dos olhos.

A catarata é uma doença que se desenvolve de forma lenta, gradual e indolor.

 

Tipos de catarata:

 

A principal causa da catarata é o envelhecimento dos tecidos oculares que acomete principalmente nos idosos.

Conheça seus 3 tipos:

·         Cataratas nucleares - Formam no centro da lente, tornando o núcleo do olho turvo ou opaco. O centro do olho pode ficar com uma coloração amarela ou castanha;

·         Catarata cortical - Aparece na forma de cunha e em volta das extremidades do núcleo;

·         Catarata subcapsular - Posterior se formar mais rapidamente do que os outros dois tipos, e afeta a parte de trás da lente.

Embora a causa mais comum seja o envelhecimento do cristalino que começa a se tornar mais grosso, devido a redução da capacidade do corpo de nutrir o órgão, há outros fatores secundários que causam catarata. Como:

·         Exposição excessiva ao sol;

·         Pancadas no olho;

·         Diabetes ou hipotireoidismo;

·         Infecções e processos inflamatórios;

·         Glaucoma em crise, miopia patológica ou cirurgia ocular prévia;

·         Uso excessivo de remédios;

·         Malformações fetais.

  

Sintomas:

 

O sintoma mais chamativo é a aparência leitosa que os olhos vão adquirindo, que progressivamente vai fechando a pupila, perdendo a cor preta e ficando com a cor acinzentada.

A maioria das cataratas se desenvolve lentamente e não perturba a sua visão desde o início. Mas com o tempo, a catarata acaba reduzindo a capacidade visual, podendo chegar a 100%.

No início do problema, a pessoa vê como se a lente dos óculos estivesse embaçada, com o avanço da doença, porém, a dificuldade aumenta progressivamente e o paciente passa a enxergar apenas vultos, imagens distorcidas, passando a ter quedas frequentes, passa a ver cores desbotadas e sem vida.

E começa a ter dificuldades de fazer coisas como dirigir, ler e andar queixando-se de dificuldade.

 

Diagnostico:

 

Para saber se a pessoa está com catarata é necessário submeter aos seguintes exames:

·         Biomicrospio ocular,

·         Acuidade visual,

·         Exame de olho dilatado, e tonometria.

·         Teste de acuidade visual mede como a pessoa consegue ver em várias distâncias.

·         No exame de olho dilatado, colírio é pingado nos olhos para dilatar as pupilas.

 

Tratamentos:

 

Embora existam alguns medicamentos que podem ajudar a evitar o agravamento da catarata, eles apenas funcionam nos estados iniciais do problema.

O único tratamento efetivo para catarata é a cirurgia, ela quebra e aspira o cristalino utilizando-se um aparelho de ultrassom retirando o esbranquiçado, substituindo a lente natural do olho implantando outra nova intraocular.

 

Período pós operatório

 

Após a cirurgia, o paciente fica em observação durante cerca de 2 a 4 horas e depois pode ir pra casa no mesmo dia, na presença de um acompanhante. A recuperação é rápida, em torno de uma semana.

É importante um período sem esforços físicos.

Como cada pessoa tem um tipo de catarata e um tipo de olho a recuperação pode ser diferente. Mas em geral, deve-se utilizar colírios diariamente de acordo com a recomendação do cirurgião, para evitar inflamação e acelerar o processo de cicatrização do olho.

 

Prevenção:

 

Infelizmente como não dá para evitar a predisposição genética e nem o envelhecimento cristalino, algumas medidas preventivas podem e devem ser tomadas para evitar a catarata.

Vamos ver algumas delas:

·         Reduzir o tabagismo

·         Evitar bebida alcoólica em excesso

·         Controlar o peso corporal

·         Evitar o uso prolongado de medicamentos corticosteroides

·         Proteger-se dos raios ultravioletas usando óculos de sol de qualidade

·         Controlar o diabetes Mellitus

Como você viu embora a cura da catarata seja somente através de cirurgia, tem como manter hábitos saudáveis que a previne!

Acompanhe nosso post e saiba dicas de como ter uma vida saudável na terceira idade e previna se de doenças que acarreta do sedentarismo.