A liderança na enfermagem é essencial para a organização do setor e mediação de situações complicadas.

O líder é um profissional que coordena as outras pessoas sem ser autoritário. Ele incentiva a equipe a alcançar os objetivos e as suas atitudes servem como exemplo e exercem influência sobre os demais.

Garantir a execução dos interesses e processos institucionais e, ao mesmo tempo, efetuar uma boa assistência ao paciente é o papel fundamental de um líder dessa área da saúde.

Continue a leitura e veja como pôr em prática a liderança na enfermagem.  

 

Habilidades essenciais para uma boa liderança na enfermagem

Em um artigo reflexivo sobre a liderança na enfermagem, a enfermeira Leilane de Sousa juntamente com a docente Maria Barroso apontam que é praticamente inevitável que um enfermeiro desenvolva habilidades de liderança ao longo da sua jornada profissional.

Isso se dá como consequência das atribuições que já são estabelecidas para esse profissional durante o exercício da sua função e que naturalmente demandam regência.

Embora as aptidões pessoais do enfermeiro sejam de grande importância no processo de liderança, a busca constante pelo conhecimento e compartilhamento deste com os subordinados é fundamental para o sucesso do setor.

Se você deseja se tornar líder, primeiramente precisa saber conciliar as suas funções administrativas e assistenciais, de modo que todas elas sejam bem executadas.

A comunicação eficaz também é um atributo do enfermeiro líder. É ela quem vai garantir que a troca de informação com os demais membros da equipe seja saudável, possibilitando que o seu poder de influência seja exercido de forma natural e não autoritária.

Falando nisso, é preciso entender que a liderança na enfermagem não deve ser feita de forma imposta. O seu papel nessa posição é despertar o interesse pela realização das tarefas.

 

Tipos de liderança

Existem vários estilos de liderança. E a maneira como o enfermeiro se comporta perante os seus subordinados pode ser caracterizada de acordo com os tipos citados abaixo:

Autocrático: Esse tipo de liderança na enfermagem tem o poder centralizado e a participação da equipe é diminuída ou até mesmo anulada. Na autocracia as opiniões dos terceiros não importam, e as decisões são tomadas conforme a própria vontade. Esse profissional é conhecido como o famoso “chefe” que é mais temido do que respeitado.

Liberal: Esse tipo de liderança na enfermagem é o oposto do citado acima. A tomada de decisão é feita com base nas opiniões dos demais membros do setor, e o espaço para sugestões e debates é aberto. Nesse caso, geralmente o enfermeiro é omisso e só se posiciona quando é solicitado, deixando as responsabilidades sob os cuidados da equipe.

Democrático: Já na democracia tudo é deliberado com a participação ativa da equipe, entretanto o líder é quem fica a frente das decisões finais. Nesse modelo de liderança na enfermagem por exemplo, o enfermeiro dita as tarefas que precisam ser realizadas durante o dia, e a equipe tem a liberdade de escolher quem realizará cada função.

 

Dicas para manter a integração e motivação na equipe de enfermagem

1.       Bom relacionamento: O líder precisa ter uma boa convivência com as pessoas ao seu redor. E isso inclui os técnicos a qual lidera e também os seus supervisores. Desse modo, quando precisar estabelecer uma tarefa o engajamento da equipe será maior e as chances de conflitos bem menores.

 Controle das emoções: São diversas as situações que ocorrem no âmbito hospitalar que têm a capacidade de desestabilizar emocionalmente o enfermeiro líder. Erros assistenciais, problemas com pacientes e seus familiares, ou até mesmo situações pessoais podem afetar o seu psicológico.

Por esse motivo, saber controlar as emoções é fundamental para a liderança na enfermagem. Os seus subordinados precisam confiar no seu líder para permanecem seguros e motivados quando as tarefas a serem realizadas.

Sentimentos como irritabilidade, ansiedade, insegurança e impaciência prejudicam a integração da equipe. Trabalhar esses aspectos deve ser uma das prioridades de quem deseja se tornar líder.

 Conhecer bem a sua equipe: Saber identificar as limitações de cada membro da equipe é fundamental para que o trabalho seja efetuado com excelência, principalmente no caso de novos subordinados.

Oferecer apoio de outro colaborador para prestar assistência em atividades em que você sabe que o liderado possui maiores dificuldades faz com que ele ganhe confiança e experiência.

 Avalie o desempenho individual dos técnicos: Muitas vezes a motivação da equipe pode ser afetada por apenas um funcionário desmotivado. Esse colaborador é aquele que está insatisfeito com a função que desempenha e não há nada mais que possa ser feito para impulsioná-lo.

 Essa pessoa atua como um vírus dentro do setor e com o seu desânimo e insatisfação acaba por contaminar e desencorajar os demais membros da equipe. Saber avaliar quando é a hora de desligar esse tipo de profissional é essencial para reter talentos.

 

A importância da liderança nos ambientes de saúde

Ao contrário do que muitos pensam, as habilidades de liderança podem ser aprendidas e aperfeiçoadas, por esse motivo é que cada vez mais profissionais da área de saúde buscam aprimorar esse conhecimento, seja com cursos, palestras ou livros.

O fato é que em diversas esferas desse ambiente o líder é uma peça fundamental para o sucesso das atividades. A liderança na enfermagem por exemplo, é essencial para influenciar o paciente na tomada de decisões que são necessárias para a manutenção da sua saúde.

Além disso, o líder é a referência perante os seus subordinados. Portanto, ter alguém como guia para recorrer em casos de dúvidas ou dificuldades é extremamente importante para os funcionários.

Podemos concluir que uma boa liderança é essencial para clinicas, laboratórios, hospitais e  home-care, porque ao coordenar uma equipe de trabalho, o líder não apenas contribui para a tomada de decisão, mas também é capaz de solucionar conflitos comuns que acontecem habitualmente no ambiente de um estabelecimento de saúde, influenciar ativamente na satisfação dos usuários/pacientes e nos resultados da empresa.

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