A Gestão clínica e a administração de qualquer centro médico exigem bastante organização e dedicação.

 Ruídos na comunicação ou um serviço mal prestado podem acarretar grandes prejuízos financeiros e afetar a qualidade do atendimento.

 Desde a chegada do paciente até a sua saída, o gerenciamento de dados e a execução de todas as atividades devem ser precisas, mantendo a credibilidade da instituição.

 Para manter um alto padrão de assistência médica é necessário minimizar os erros humanos, ter atendimentos ágeis e evitar ao máximo possível atrasos.

 A gestão clínica é algo extremamente necessário e deve ser considerado principalmente por pequenos centros médicos que visam a expansão dos negócios, pois sem essa administração eficaz, as chances de sucesso são bem menores.

 Confira a seguir como organizar os processos da sua clínica médica e conheça os principais recursos e ferramentas que auxiliam nessa tarefa.

 

Qual é o conceito de gestão clínica?

De acordo com o informe da Escola Nacional de Saúde Pública (ESNP) da Fiocruz “A gestão clínica é um conjunto de tecnologias de microgestão comprometida em fornecer serviços de saúde de qualidade: orientada para as pessoas e eficácia”

 Tem sua estrutura baseada em evidências científicas de forma segura sem causar danos a pessoas ou profissionais de saúde. A gestão da clínica deve ser eficiente, com o melhor custo e prestada no tempo certo.

 A definição descrita é do autor Eugênio Vilaça Mendes, e em outras palavras, pode ser entendida como um conjunto de ferramentas técnicas que permitem a integração de diferentes pontos de uma clínica médica para formar uma rede de assistência capaz de prestar auxílio no lugar adequado, no momento necessário, por um custo viável e com alta qualidade.

  

Princípios de Gestão Clínica

No artigo Ciência e Saúde Coletiva são validados 7 princípios de gestão clínica, são eles:

  1.   Orientação às necessidades de saúde e à integralidade do cuidado
  2.   Qualidade e segurança no cuidado em saúde
  3.   Articulação e valorização dos diferentes saberes e práticas em saúde para o enfrentamento dos problemas de saúde
  4.   Compartilhamento de poder e corresponsabilização entre gestores, profissionais de saúde e cidadãos na produção da atenção em saúde
  5.    Educação de pessoas e da organização
  6.   Orientação aos resultados que agreguem valor à saúde e à vida
  7.    Transparência e responsabilização com os interesses coletivo

Quais são os setores de uma clínica e suas funções

Um centro médico pode ter mais ou menos setores de acordo com o seu porte. Entretanto, vamos citar a seguir os mais comuns e necessários para uma boa gestão clínica.

 Agendamento: Esse setor é o responsável por agendar as consultas médicas. Automatizar esse processo é uma ótima ferramenta para reduzir falhas operacionais como agendamentos duplicados, erros de entendimento na escrita ou transcrição incorreta do nome ou informações do paciente.

 Recepção: Geralmente a recepção é o primeiro contato presencial que o paciente tem com a clínica, portanto, o atendimento deve ser eficaz. Nessa fase é feito o preenchimento do cadastro do cliente.

 A demora para realizar essa etapa aumenta a fila de espera e o tempo de atendimento, consequentemente prejudicando a experiência do paciente. Por esse motivo é que muitos softwares são utilizados para otimizar o processo.

 Triagem: Em casos de centros médicos que possuam pronto atendimento, esse setor é fundamental para realizar as triagens dos pacientes. Essa etapa visa identificar qual o grau de urgência de cada um, orientando o atendimento conforme a prioridade.

 Atendimento: O atendimento é onde o paciente enfim pode se consultar com o especialista, seja para tratamento ou acompanhamento de alguma condição médica.

 Administrativo/Financeiro: Nesses setores estão inclusas as atividades de controle de estoque, fluxo de caixa e financeiro em geral, bem como a administração de diferentes demandas pertinentes a gestão clínica, como o relacionamento com os planos de saúde por exemplo.

 

Ferramentas que contribuem para uma boa gestão clínica

As etapas de agendamento, atendimento de emergência, triagem, consulta e pós-atendimento devem ser estruturadas e organizadas eficientemente para melhorar o desempenho dos funcionários e evitar falhas.

 Garantir que tudo funcione eficazmente ajudará a manter a imagem positiva da instituição e a atrair novos pacientes.

 As tecnologias envolvidas na gestão da saúde são excelentes ferramentas que visam melhorar as rotinas da gestão clínica.

 Nesse sentido, um fator crucial é o uso de sistemas centralizados e integrados que fornecem informações em tempo real aos gestores, para que desse modo vários problemas possam ser encontrados e resolvidos imediatamente, reduzindo assim as queixas dos pacientes causadas por atrasos e filas.

 Umas das soluções mais utilizadas são os softwares específicos para centros médicos. Entre as suas muitas funções está a possibilidade de agendamento de consultas virtual, otimizando o tempo destinado a essa função e propiciando voltar os esforços para outras atividades.

 Além disso, é possível ter um prontuário eletrônico do paciente, facilitando o acesso a informações e dados em consultas futuras.

Uma boa gestão clínica é fundamental para garantir o alto padrão de atendimento. O uso de softwares específicos são uma excelente ferramenta para a avaliação da qualidade dos serviços prestados.

 Através deles é possível obter indicadores de desempenho como o tempo de espera para o atendimento médico, bem como o tempo de duração da consulta. Possibilitando assim identificar as falhas e aplicar as melhorias necessárias.

 

Além do bom uso da tecnologia, o que faz realmente diferença no atendimento são os profissionais e, para isso, você pode contar com a Multicuidados, especialista em gestão de profissionais de saúde. 

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