O ser humano tem cada vez mais buscado a longevidade e aumento da qualidade de vida. Por esse motivo é que o mercado da saúde é uma das principais áreas desejadas para a abertura de novos negócios.

Somente para ter uma dimensão do cenário, de acordo com o Terra o mercado da saúde investe 38 bilhões de dólares em desenvolvimento todos os anos.

Portanto, se você deseja empreender no ramo e quer saber mais sobre a situação desse segmento no país, continue a leitura.

O mercado da saúde no Brasil (dados)

Segundo a pesquisa citada, atualmente o Brasil é o oitavo maior mercado da saúde do mundo. Possui 2,18 médicos por 1.000 habitantes (o país com a quarta maior população médica), mais de 6.000 hospitais e aproximadamente 2 milhões de enfermeiros, técnicos e auxiliares.

Além disso, ocupa a 9ª posição entre os países que mais gastam com saúde, respondendo por 8,5% do PIB (produto interno bruto), equivalente a US $ 1.109 per capita.

O Ministério da Saúde faz questão de enfatizar a importância desse setor para o desenvolvimento do Brasil, destacando que as transações financeiras desse segmento são maiores do que as da agricultura.

Ainda, de acordo com a ABRANGE (associação brasileira de planos de saúde), em 2015 o mercado da saúde privada no Brasil movimentava cerca de 90 bilhões de reais, mais do que o próprio setor público, que tem um investimento de não mais que 80 bilhões.

Os dados do setor segundo a Anahp (Associação Nacional de Hospitais Privados) mostram que em 2018 as despesas com saúde no país totalizaram 637 bilhões de reais.

Além disso, no mesmo ano, o número de beneficiários em planos privados de assistência médica no Brasil era de 47,25 milhões.

 

Principais desafios para empreender no mercado da saúde

Embora a situação do mercado da saúde seja promissora existem alguns desafios para quem deseja empreender na área.

Isso porque mesmo que os investimentos financeiros e estratégicos sejam desejáveis ​​e claramente atrativos, a verdade é que estamos falando de um mercado excessivamente rígido e altamente regulamentado.

Por exemplo, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) são consideradas pelos empresários do mercado da saúde instituições extremamente rigorosas, dificultando a entrada de alguns negócios no setor.

Portanto, o conhecimento aprofundado das leis e demais normas constituem uma importante barreira de entrada de novos empreendimentos.

Ao investir em um novo negócio independentemente da área, o empreendedor terá que assumir riscos. Entretanto, no mercado da saúde esses riscos possuem um peso ainda maior, pois erros podem afetar e transformar a vida de pessoas negativamente.

Além disso, conforme aponta o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) apesar do setor apresentar boa rentabilidade, exige um investimento considerável de capital, oferecendo um payback em longo prazo.

 

O mercado da saúde é promissor?

De acordo com o SEBRAE, o mercado da saúde é um dos mais promissores e atrativos.

Além disso, um dado recente aponta o crescimento de 13,6% de estabelecimentos de saúde no Brasil mesmo nos piores anos da crise econômica.

Os diversos indicadores do mercado da saúde comprovam que, apesar das dificuldades encontradas devido à crise econômica, essa área é menos afetada em relação aos outros segmentos de mercado.

 

Principais áreas de atuação e suas vantagens

A medicina e a enfermagem são as primeiras áreas de atuação que pensamos quando o assunto é saúde.

Entretanto, veja a seguir algumas outras áreas e profissões do mercado da saúde que estão em alta:

Saúde domiciliar – Home Care

Os serviços de saúde domiciliar tornaram-se tendências promissoras. A demanda é para profissionais de diversas áreas, tais como enfermagem, cuidadores de idosos, fisioterapeutas e até psicólogos que prestam cuidados domiciliares.

Além disso, esse serviço exige cada vez mais cuidado humanizado e profissional. Isso mantém a qualidade de vida que estamos cada vez mais dispostos a pagar.

Biomedicina

A Biomedicina é apontada como uma das principais profissões da atualidade por um motivo simples: ela é a base para identificar, controlar e curar as doenças. É a área mais importante do Brasil em termos de análises clínicas e pesquisas de medicamentos.

Especialistas apostam que, nos próximos anos, os ramos da biomedicina relacionados à busca de cura para as principais doenças e problemas de reprodução humana continuarão aumentando.

A Biomedicina, especializada em biotecnologia, também deve ter um bom desempenho no mercado de trabalho. As clássicas áreas de atuação da biomedicina que são os laboratórios de análises clínicas e da indústria farmacêutica dão sinais de que continuarão exigindo a mão de obra desses profissionais por muito tempo.

Healthtechs – nova aposta do mercado da saúde

Atualmente, uma das fortes tendências do mercado da saúde são as Healthtechs: startups que visam inovar os serviços médicos, com o objetivo de aprimorar os métodos de trabalho, solucionar problemas, aumentar a produtividade, entre outras vantagens.

É comum encontrar usuários de aplicativos para melhorar a atividade física e até mesmo ter uma alimentação mais saudável. Tudo isso faz parte da revolução tecnológica ocorrida no campo da saúde, em especial na saúde preventiva.

De acordo com o estudo feito pelo distrito healthtech report 2020, o Brasil é um dos principais polos da área. Em 2018, o número de tecnologias em saúde era de 288. Em 2019, esse número saltou para 386, um aumento de 34%

Saúde mental

Os brasileiros estão cada vez mais preocupados com a saúde mental. Nos últimos cinco anos, o número de consultas com psiquiatras passou de 3,4 milhões para 4,9 milhões, um aumento de 44,5%.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil possui o maior número de transtornos de ansiedade do mundo (9,3% da população), enquanto 5,8% dos brasileiros sofrem de depressão.

Esses dados comprovam que os empreendimentos que visam o equilíbrio mental então em alta no mercado da saúde.

Educação física

As pessoas estão mais conscientes com a saúde do corpo e condicionamento físico. As aulas de ginástica e treinamentos funcionais pela internet tiveram um rápido crescimento devido a pandemia de coronavírus, e estima-se que essa tendência veio para ficar.

A aposta no mercado da saúde envolve aplicativos e plataformas exercícios físicos para fazer em casa como danças, treinos, ginástica e yoga por exemplo.

Planos e Seguros de saúde

Conforme vimos anteriormente o número de beneficiários em planos privados de assistência médica no Brasil era de 47,25 milhões em 2019.

Em comparação com o mesmo período no ano retrasado, foram 71,2 mil clientes a mais.

Ou seja, a demanda por esses serviços está aumentando, e é uma boa opção de investimento de negócio no mercado da saúde.

Clínicas e consultórios

Oferecendo acesso à saúde a uma parte da população que antes não tinha condições, as franquias de clínicas e consultórios médicos estão em alta.

O diferencial competitivo das franquias no mercado da saúde é que oferecer serviços a preços inferiores aos praticados por clínicas privadas e convênios médicos.

Comparado com a média do mercado, o custos são reduzidos em aproximadamente 40%.

Portanto, parte da população que não consegue manter um plano de saúde, mas pode gastar uma determinada quantia em consultas esporádicas, acaba optando por esse tipo de franquia em busca de uma qualidade que não tem no sistema público.

De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF) o segmento de Saúde, Beleza e Bem Estar, onde está incluso as franquias de saúde, cresceu 12,1% em 2018, faturando 30 bilhões de reais, ficando atrás somente das franquias alimentícias.

Tendências do mercado da saúde

Algumas tendências e ideias de negócio no mercado da saúde segundo o SEBRAE são:

·         Coaching de Saúde: Treinamentos personificados para a adesão de um novos hábitos e estilo de vida.

·         Espaços de Bem-Estar: Empreendimentos planejados com elementos leves e naturais que promovam bem estar, conforto e saúde mental.

·         Saúde Calibrada: Avaliações do DNA do paciente buscando riscos de doenças e recomendação de tratamentos personalizados.

·         Autorrealização Virtual: Práticas esportivas com simulações de realidades aumentada que proporcionam uma experiência agradável aos praticantes.

·         Indicadores de Impacto: Sistemas de feedback momentâneo de saúde para incentivo e aperfeiçoamento da performance do usuário.

·         Diagnóstico Distribuído: Modelos estratégicos e inovadores de aproximação dos clientes para alcance a serviços de saúde.

·         Aperfeiçoamento Pós-demográfico: Para captação de potenciais clientes interessados ​​em saúde e bem-estar, além de gênero, renda, idade e localização.

Coronavírus: Novas tendências do mercado da saúde

A pandemia da COVID-19 trouxe diversas mudanças e transformações na sociedade, como a mudança de hábitos de higiene e conscientização social.

Porém, além disso, ela resultou em novas oportunidades e tendências de negócio no mercado da saúde.

Confira abaixo quais são elas:

  • ·         Medicina preventiva
  • ·         Serviços e produtos médicos voltados para idosos e outros grupos de risco
  • ·         Telemedicina
  • ·         Inteligência artificial
  • ·         Saúde suplementar
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Considerações finais

Ao longo desse artigo você pode entender mais sobre o mercado da saúde no Brasil e seus dados e estatísticas.

Apesar da barreira de entrada das normas estabelecidas pelas agências reguladoras, podemos concluir que esse setor é o que menos sofre com as crises econômicas e, portanto, é uma excelente oportunidade de negócio.

Agora para o sucesso de todo negócio, uma eficiente gestão de pessoas é essencial. Saiba como ter uma equipe de alta performance.