A gestão de processos hospitalares é essencial para que a instituição de saúde possa crescer e se desenvolver saudavelmente, obtendo excelentes resultados

 É por meio desse gerenciamento que é possível identificar falhas, resolvê-las e criar estratégias para aumentar a qualidade dos serviços prestados.

 Para isso, é preciso que o gestor conheça e entenda cada processo do hospital, bem como os profissionais que ali trabalham.

 Continue a leitura e descubra quais são os tipos de gestão de processos e quais são as vantagens de adotá-los.

 

O que é gestão de processos hospitalares

A gestão de processos hospitalares utiliza diversos recursos para manter o pleno funcionamento da instituição.

 Esse controle abrange as mais diversas áreas do hospital, desde a recepção, onde ocorre o primeiro contato do cliente, até o momento da alta.

 Isso garante que os serviços sejam executados com maior eficiência, aumentando o nível da assistência e proporcionando maior segurança para os pacientes.

 Uma gestão eficaz é essencial para evitar falhas e erros que possam causar danos temporários ou definitivos para a instituição e, principalmente, para as pessoas e a sua saúde e qualidade de vida.

 

Quais são os tipos de gestão de processos

Existem diversos modelos de gestão de processos, no entanto, citaremos abaixo apenas os mais utilizados pelas instituições hospitalares. Confira:

 ·         O Ciclo PDCA

Essa é a sigla para Plan (planejar), Do (fazer), Check (acompanhar) e Act (agir). Cada uma dessas palavras representa uma etapa do processo.

 Plan (planejar): É o momento de definir as estratégias e quem serão os responsáveis por colocá-las em prática.

 Do (fazer): É a hora de colocar em prática todo o planejamento que foi feito na etapa anterior. É ideal nessa fase capacitar a equipe envolvida para que as chances de sucesso sejam maiores.

 Check (acompanhar): É preciso acompanhar o plano de ação para verificar se ele está trazendo resultados efetivos ou não. Em caso negativo, é preciso repensar as estratégias e mudar o planejamento.

 Act (agir): Quando os resultados do planejamento forem positivos é a hora de implementá-los definitivamente na instituição e torná-los padrão.

 Mas lembre-se que conforme o próprio nome diz, o PDCA é um ciclo, ou seja, é preciso fazer uma revisão periódica para assegurar que os processos ainda são válidos.

 

·         Método de gestão Seis Sigma

Esse modelo de gestão de processos hospitalares visa a melhoria contínua para eliminar falhas.

 Entre os principais benefícios desse método está a redução de custos, melhor eficiência, e aumento do desempenho financeiro.

 Semelhantemente ao ciclo PDCA, esse modelo de gestão possui algumas etapas de direcionamento:

  •   definir;
  •   medir;
  • analisar;
  • aperfeiçoar;
  •  controlar.

 

·         Benchmarking

O Benchmarking busca encontrar as melhores práticas de gestão através de comparações que geram um maior desempenho para a instituição das seguintes maneiras.

  • Internamente, usando como referência outro setor da empresa;
  • Avaliando a concorrência;
  •  Fazendo comparativos com empresas que atuam em outros segmentos;
  • De forma genérica, buscando alternativas que potencializem os resultados.

 Após encontrar o melhor método ele é implementado na rotina da empresa. No entanto, a busca por melhoria deve ser continua, ou seja, o processo deve ser repetido regularmente.

 

·         Método de otimização de processos 5S

O principal objetivo dessa metodologia é organizar o ambiente de trabalho para que a produtividade e eficácia aumentem.

 Para isso é preciso remover itens desnecessários do local que acabam prejudicando o rendimento.

 Esse é um modelo de gestão relativamente simples e fácil de ser colocado em prática. O nome refere-se à junção de 5 palavras de origem japonesa que começam com S.

 Confira abaixo em detalhes cada uma delas:

 Seiri = Classificar

Avalie todos os itens presentes no ambiente e verifique o grau de importância deles para a empresa. Caso ele não tenha utilidade deve ser descartado para promover um local de trabalho mais espaçoso e fácil de se locomover.

  Seiton = Organizar

Garantir que o local de trabalho está organizado é fundamental para aumentar o desempenho da equipe. Se as coisas sempre tiverem um local definido, você nunca perderá tempo procurando por elas, o que confere maior agilidade.

 Seiso = Limpar

A limpeza e higiene é fundamental em um ambiente hospitalar, evitando o contágio e disseminação de agentes patogênicos.

No entanto, um ambiente limpo também contribui para o bem-estar das pessoas, o que promove maior produtividade e um bom clima organizacional.

   Seiketsu = Padronizar

Para que tudo funcione perfeitamente é necessário padronizar os processos. Portanto, estabelecer uma rotina é fundamental para que não haja riscos de esquecimentos ou falhas.

    Shitsuke = Manter

Para que esse método de gestão de processos hospitalar seja efetivo é preciso que seja incorporado a cultura organizacional.

Todos os colaboradores precisam saber a importância e os benefícios que o modelo traz para que se mantenham engajados e com o mesmo objetivo.

 

Vantagens de adotar modelo de gestão de processos

Uma boa gestão de processos hospitalares é fundamental para que a instituição se torne apta a receber as certificações e acreditações que trazem maior reconhecimento.

Mas, além disso, adotar um modelo de gestão proporciona maior segurança para todos que frequentam o local, sejam eles colaboradores, visitantes, fornecedores ou pacientes.

Através de um modelo de gestão de processos é possível identificar quais são as áreas do hospital que precisam de mais atenção. E com isso focar os esforços naquele setor, melhorando a qualidade dos serviços prestados.

Um gerenciamento eficaz é capaz de otimizar as atividades, melhorar a produtividade e consequentemente aumentar o faturamento.

A saúde financeira da instituição também depende diretamente da adoção de um bom modelo de gestão de processos.

Existem diversas transações acontecendo nesse tipo de estabelecimento simultaneamente, seja entre fornecedores, operadoras de saúde, clientes ou funcionários. E isso tudo precisa ser monitorado e revisado periodicamente.

 

A tecnologia como aliada na gestão de processos hospitalares

A tecnologia facilita na gestão de processos hospitalares, utilizando essas soluções é possível otimizar as tarefas e aumentar a produtividade.

Outro benefício de usar recursos tecnológicos é obter relatórios com maior rapidez. Eles demonstram os resultados da instituição e promovem tomadas de decisões mais assertivas.

Além disso, quando o hospital tem todos os dados centralizados se torna muito mais fácil e simples fazer o controle e gerenciamento dos processos.

A automatização de algumas tarefas além de torná-las mais ágeis, também reduz consideravelmente o risco de falhas humanas.

Conheça a seguir as principais tecnologias para gerenciamento de processos hospitalares:

·         Enterprise Resource Planning (ERP): É um sistema que centraliza todas as informações necessárias para controlar os processos da instituição de saúde. Essa solução permite acesso rápido, integrado e simplificado aos dados.

·         Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP): Esse recurso é uma alternativa aos prontuários físicos que podem ser facilmente perdidos ou danificados. O PEP armazena todos os dados relacionados ao atendimento dos pacientes de forma segura. Desse modo, é possível verificar quem foram os profissionais que prestaram assistência, quais foram os exames realizados, quais medicamentos foram tomados e quais procedimentos foram feitos. Isso permite que o gestor encontre irregularidades com maior facilidade e promova melhorias.

·         Sistemas financeiros: Eles podem estar inclusos no ERP ou podem ser utilizados separadamente. A sua principal função é facilitar a gestão dos processos burocráticos desse setor.

·         Sistemas completos específicos para gestão de processos hospitalares: Visando simplificar ainda mais o gerenciamento, existem sistemas desenvolvido especialmente para instituições hospitalares. São soluções completas que abrangem todas as áreas desse segmento.

 

Considerações finais

Conforme você pôde ver ao longo desse artigo, uma boa gestão de processos hospitalares é fundamental para o funcionamento e desenvolvimento da instituição.

Existem diversos métodos que podem ser utilizados pelos gestores, como o ciclo PDCA, por exemplo. No entanto, também é possível contar com o apoio da tecnologia para aumentar a agilidade e simplificar a realização das tarefas.

Um bom gerenciamento é capaz de impulsionar o crescimento do hospital, aumentando as chances de que ele receba certificações e acreditações. Além de melhorar a reputação da instituição e elevar o nível de satisfação dos pacientes e colaboradores.

Você conhece todos os benefícios que a acreditação hospitalar pode trazer para sua organização? Então confira aqui.