Quem trabalha na área da saúde precisa sempre estar atualizado sobre as pesquisas e literaturas mais recentes em seu campo.

Fora isso, também é preciso buscar aprimoramento de competências pessoais, como inteligência emocional, por exemplo, visando prestar a melhor assistência possível aos pacientes.

Neste artigo, compilamos uma lista dos 6 principais livros para profissionais da saúde que deveriam estar em sua lista de leitura. Confira!


1. LGPD Na Saúde por Analluza Bolivar Dallari e Gustavo Ferraz De Campos Monaco.

Essa leitura é indispensável para profissionais da saúde que tenham o seu próprio negócio, pois discute questões de privacidade, sigilo e segurança dos pacientes (que é titular de dados).

Essa área possui um intenso volume de dados sensíveis, e é preciso saber como gerenciar essas informações da melhor maneira possível.

Ademais, o livro aborda algumas lacunas sobre o tema que devem ser preenchidas pela Autoridade Nacional de Dados Pessoais (ANPD).


2. Saúde LGBTQIA + Práticas De Cuidado Transdisciplinar por Saulo Vito Ciasca, Andrea Hercowitz e Ademir Lopes Junior.

Indiscutivelmente esse é um dos mais necessários livros para profissionais da saúde na atualidade, afinal, muitos ainda não sabem como deve ser feita a abordagem com a população LGBTQIA+.

Essa leitura abrange diversos aspectos como anamnese e exame físico e até cuidados com os grupos que estão mais vulneráveis. Além disso, traz uma lista de responsabilidades e competências para cada profissão buscando auxiliar na prática clínica.

De certa forma, este livro não é recomendado apenas para os que já são profissionais da saúde, mas também para os que estão em processo de formação.


3. A Revolução Digital na Saúde: Como a inteligência artificial e a internet das coisas tornam o cuidado mais humano, eficiente e sustentável. Por Claudio Lottenberg, Patrícia Ellen da Silva e Sidney Klajner.

Esse é um dos livros para profissionais da saúde que ainda não utilizam a tecnologia a seu favor.

De forma geral, a obra aborda como utilizar a revolução digital em benefício dos profissionais e pacientes. E que ao contrário do que muitos pensam, esses recursos não vieram para tornar o atendimento “mecanizado”, e sim mais eficiente e humanizado.

Sendo assim, se você deseja aumentar o seu conhecimento sobre as tecnologias e inovações do setor e fazer disso uma oportunidade de crescimento profissional, deve realizar essa leitura.


4. Comunicação não-violenta: técnicas para aprimorar relacionamentos pessoais e profissionais, por Marshall Rosenberg.

A comunicação não violenta é uma técnica que ajuda as pessoas a se comunicarem de maneira mais eficaz. A obra, que foi escrito por Marshall Rosenberg, mostra como as pessoas podem se conectar e resolver conflitos pacificamente.

Este livro não é sobre ser passivo - ele se concentra em encontrar maneiras de as pessoas entenderem o ponto de vista umas das outras sem julgamento, ao mesmo tempo em que são assertivas em suas próprias necessidades.

A leitura é indispensável para os profissionais de saúdem que desejam ter uma melhor comunicação não só com seus pacientes, mas também com colegas de trabalho e líderes.


5. Segurança do Paciente: Como Garantir Qualidade nos Serviços de Saúde, por Guilherme Armond.

O livro apresenta imagens, gráficos, tabelas, fatos e relatórios de eventos adversos associados a erros no atendimento ao paciente, bem como experiências e resultados.

A leitura contribui para a melhoria da segurança do paciente em ambientes clínicos. É um guia passo a passo para que os profissionais de saúde identifiquem e evitem esses erros.

O objetivo central deste livro é explorar as questões relacionadas aos eventos notificáveis na área da saúde e fornecer uma visão geral das estratégias e métodos que são mais eficazes para minimizar sua ocorrência.


6. Saúde emocional: como não pirar em tempos instáveis, por Ilana Pinsky e Marcelo Ribeiro.

Finalizamos nossa lista de livros para profissionais da saúde com essa recomendação de leitura importantíssima, principalmente após a pandemia de COVID-19 que trouxe tantos impactos negativos para a saúde mental dos trabalhadores da área.

A leitura não é apenas motivacional, é uma ferramenta prática de como superar as adversidades e recuperar o equilíbrio emocional.

Certamente, esse é aquele livro para se ter na mesa de cabeceira e ler todos os dias antes de dormir. E para quem gosta de presentear, saiba que essa é uma excelente opção!


E aí, gostou da nossa seleção de livros para profissionais da saúde? Tem mais algum que você goste e queira acrescentar nessa lista? Conta para a gente nos comentários!

Você é gestor da área da saúde? Confira os 10 livros de gestão que são obrigatórios para os gestores: clique aqui!