As instituições de saúde coletam informações de variadas fontes, e um gerenciamento correto delas é capaz de ajudar a tomar melhores decisões e impulsionar o desenvolvimento da empresa. 

Caso o seu estabelecimento passe frequentemente por algumas das situações abaixo, talvez seja a hora de você aderir a gestão da informação (GI):

  • Atendente passar informação errada para o paciente;
  • Perda de algum documento;
  • Paciente sair insatisfeito.

Nessas ocasiões, o paciente terá uma experiência ruim. Contudo, é importante que ele seja bem atendido.

Por isso, a gestão da informação é muito importante para a eficiência de hospitais e clínicas.

Quer saber mais? Acompanhe o post abaixo!


Qual a importância da Gestão da Informação na área da saúde?

Na área da saúde, a informação deve ser bem gerenciada para ser eficaz. Se elas estiverem incorretas, podem gerar ações inadequadas que prejudicam os pacientes e levam a erros de tratamento.

O profissional responsável por essa gestão não é apenas alguém que simplesmente coleta e armazena informações, mas também analisa e gera dados para a equipe.

Com esses dados, os gestores podem tomar decisões mais informadas para o negócio e para os pacientes.

O objetivo desse gerenciamento é proporcionar a eficácia da organização, garantindo que as informações cheguem às pessoas certas.

A gestão da informação engloba os documentos eletrônicos (planilhas e documentos na rede) e físicos (livros contábeis, documentos fiscais e prontuários).

O processo de gestão da informação é dividido em três etapas, são elas:


  1. Organização das informações: É a etapa responsável por agrupar as informações e colocá-las em ordem para que sejam acessadas mais facilmente;
  2. Armazenamento: Corresponde à etapa de armazenar as informações em locais seguros em que não corre o risco de se perder;
  3. Recuperação: Representa o momento em que as informações são acessadas e utilizadas para a tomada de decisão.


Para ter uma gestão de dados eficaz, o estabelecimento deve ter uma cultura de valorização da informação. Para tanto, é importante que se realize investimentos em tecnologias para essa finalidade.

Fornecer serviços de alta qualidade é muito importante, especialmente na área da saúde e, com a ajuda da tecnologia, todo esse processo é facilitado.

Embora possa parecer irrelevante, o resultado de uma gestão da informação eficaz pode ser ter um hospital ou clínica mais assertiva, fazendo melhorias no desperdício e na prestação de serviços de saúde – mapeando e identificando processos que precisam ser aprimorados.


Quais são os benefícios da gestão da informação para as entidades da saúde?

A gestão da informação eficiente proporciona aos hospitais e clínicas uma vantagem competitiva no mercado e outros benefícios, como:

1 - Aumento das competências operacionais

A eficiência das atividades operacionais depende de um gerenciamento de dados eficaz. Na verdade, as empresas de saúde que não capacitam seus funcionários para trabalhar com informações relevantes e oportunas estão perdendo oportunidades de melhoria.

Dados precisos e acessíveis são a chave para tomar melhores decisões de negócios e otimizar os resultados.


2 - Diminui custos

A gestão da informação é um processo que ajuda a mapear os gastos que os hospitais e clínicas estão tendo. o que pode ajudar a analisar quais despesas estão sendo desnecessárias e a alocar recursos - o que contribui para a redução de custos.


3 - Aumento de competitividade

Uma vez que os hospitais e clínicas possuem uma gestão da informação eficiente, surge a oportunidade de melhorar etapas no processo que não estavam funcionando de forma adequada, como qualidade no atendimento, por exemplo.

Portanto, se esses processos estiverem sendo executados com qualidade, a empresa irá se destacar no mercado.


4 - Dados mais seguros

A segurança dos dados é um dos aspectos mais importantes do gerenciamento de informações. Com esta abordagem, os dados podem ser acessados apenas por pessoas autorizadas e serão armazenados em locais seguros.


5 - Satisfação dos pacientes

Tendo em vista a capacidade de oferecer processos melhores e mais organizados, hospitais e clínicas têm mais tempo para atender os clientes com um toque pessoal (humanizado) e poder gerar uma experiência positiva que os levará à satisfação com seus serviços.


Já sabemos os benefícios que GI oferece a entidades de saúde, agora vamos dar uma olhada em como eles podem beneficiar os pacientes:

Quais os benefícios para os pacientes?
  • Atendimento de qualidade por parte dos médicos e atendentes;
  • Diagnóstico é feito de forma mais rápida e precisa;
  • Os médicos possuem informações necessárias para determinar tratamentos adequados;
  • Registros médicos aumentam a precisão, a eficiência e a segurança;
  • Diminuem as chances de erros médicos;
  • Menor tempo de internação.

 

Como implementar uma gestão da informação eficiente?

É possível perceber como a gestão da informação é importante para o bom funcionamento dos processos dentro dos hospitais e clínicas.

Vamos ver agora, como você pode adotar isso na sua empresa.


1 - Unifique os sistemas

A unificação de sistemas é necessária para que uma organização compartilhe informações de maneira eficaz. Ele começa garantindo que cada membro da equipe tenha acesso a ele e, em seguida, compartilhe dados perfeitamente entre empresas e setores.

Isso garante uma facilidade na busca por informações, pois é mais fácil de encontrar e auxilia os gestores na tomada de decisão.


2 - Simplifique os processos 

Ao mapear os processos de trabalho atuais, os gestores podem identificar pontos de melhoria. Assim é possível eliminar etapas que não são necessárias e criar processos padrões.


3 - Dê atenção a comunicação interna

Uma troca de informações eficiente no ambiente de trabalho, depende de uma comunicação de qualidade.

Quando a comunicação é clara e cordial, todos os envolvidos sabem o que precisa ser feito e podem fornecer feedback valioso e pertinente. Além disso, todos em sua equipe trabalharão com mais eficiência.

Portanto, estabelecer uma política de diálogo é fundamental para aperfeiçoar o fluxo de trabalho.


4 - Organização dos dados

A organização e classificação de dados é parte integrante do gerenciamento de informações bem-sucedido, uma vez que fornece uma maneira de classificar e categorizar dados online e offline.

Com isso, a empresa terá uma maior agilidade e eficiência na busca das informações e no processo de análise.

 

Ao longo desse post vimos que, a gestão da informação dentro das entidades de saúde é um processo que requer tempo e dedicação dos gestores. Mas, é capaz de trazer resultados positivos tanto para a empresa quanto para os pacientes.

As organizações de saúde podem já ter adotado soluções digitais para fazer esse gerenciamento. Mas não basta confiar em soluções de TI para qualidade no atendimento. As pessoas e o processo também são importantes.

Por isso, treine os funcionários para manter os dados dos pacientes em segurança e para que, somente, as pessoas autorizadas possam acessá-los.

Esse processo, vai auxiliar a sua empresa a melhorar os processos, motivando e engajando os funcionários e impactando os pacientes de forma positiva.

 

Quer consumir mais conteúdos como esse? Acompanhe nosso blog! Estamos sempre trazendo novidades.

Confira os 9 passos para a eficiência na gestão hospitalar: clique aqui!