A empatia é a capacidade de se colocar no lugar das outras pessoas e entender os sentimentos delas. Quando nos colocamos no lugar do outro, conseguimos compreender quais são suas motivações, comportamentos e atitudes e isso não abre espaços para julgamentos e críticas.

No ambiente hospitalar, a empatia é de extrema importância, pois ela é capaz de diminuir erros médicos e os pacientes tendem a se sentirem mais satisfeitos com o atendimento.

A empatia é uma capacidade que pode ser desenvolvida ao longo da vida, e é um exercício diário que requer muito esforço, mas que traz muitos benefícios tanto para a vida pessoal quanto para a profissional.

Ficou interessado em saber da importância da empatia na área da saúde? Continue lendo o artigo abaixo!


O que é empatia?

De acordo com o Dicio, na psicologia a empatia é “a Identificação de um sujeito com outro; quando alguém, através de suas próprias especulações ou sensações, se coloca no lugar de outra pessoa, tentando entendê-la.”

Esse é um sentimento abstrato e varia de pessoa para pessoa, é possível ser mais empático em algumas situações do que em outras.

Para praticar a empatia, é necessário que o indivíduo reconheça as suas vulnerabilidades e fragilidades, por isso o autoconhecimento é fundamental. Portanto, não devemos julgar ninguém sem antes ter uma visão mais empática.

Quando a empatia é desenvolvida, as pessoas passam a enxergar as situações sobre outras perspectivas, portanto a visão de mundo é aumentada.

A empatia é vista como uma habilidade comportamental muito importante, por isso desenvolvê-la é necessário para que você esteja preparado para agir no ambiente pessoal e profissional de forma positiva e assertiva.


Qual a importância da empatia para o relacionamento entre os profissionais da saúde e pacientes?

Na área da saúde a empatia diz respeito a um atendimento mais humanizado e com mais sensibilidade por parte dos profissionais. Esse comportamento é essencial para desenvolver um trabalho com qualidade. 

Existem muitos fatores que influenciam os trabalhadores a não praticarem a empatia no dia a dia com os pacientes, como longas horas de trabalho e gerenciamento da própria clínica mais o atendimento dos pacientes, por exemplo.

Não praticar a empatia durante a assistência é muito prejudicial para as clínicas e hospitais, pois assim elas enfrentam mais dificuldades em fidelizar os pacientes.


Quais os benefícios de um atendimento médico com empatia?

Um bom médico deve estar preocupado com o bem-estar dos pacientes e para isso deve recorrer à empatia para prestar um atendimento de qualidade e mais humanizado.

Os médicos que unem os seus conhecimentos às práticas da empatia, conseguem melhores resultados para os pacientes. E estes se sentem valorizados e seguros, mesmo em um momento de estresse que é estar doente. 

Vamos ver quais as outras vantagens de adotar esse comportamento nos atendimentos:


Comunicação eficiente

Quando o médico atende de forma empática, o paciente se sente mais seguro e confortável para falar sobre os seus sintomas. Dessa forma, o médico possui mais informações para trabalhar de forma mais rápida e assertiva.


Confiança no médico

Uma das principais vantagens de praticar a empatia nos atendimentos é que os pacientes confiam nas instruções passadas, assim ele irá completar o tratamento e seguir as recomendações médicas. Isso contribui para um resultado mais rápido e eficiente.

Dessa maneira, os pacientes irão buscar sempre ir ao mesmo médico, o que acaba afetando positivamente a imagem das clínicas e hospitais.

 

Fidelização

Quando as relações são baseadas na empatia ela irá ajudar todos os envolvidos no processo, os médicos conseguem exercer a sua profissão, o paciente se sente bem em ser tratado de forma humanizada e a instituição consegue fazer a fidelização ao proporcionar um bom atendimento.


Eficiência no tratamento

Quando o atendimento é realizado de forma humanizada, os médicos conseguem diagnosticar os pacientes de forma mais rápida e indicar tratamentos mais adequados para a solução do problema.


O papel da comunicação na construção de um atendimento com empatia

A empatia não deve ser praticada apenas pelos médicos e sim por todos os funcionários que fazem parte das clínicas e hospitais.

Por isso, é importante analisar como o atendimento dos pacientes é realizado e, se for necessário, oferecer treinamentos para que a empatia seja desenvolvida pelos colaboradores e colocada em prática.

Promover a empatia no ambiente hospitalar, ajuda a melhorar o processo de comunicação entre o paciente e o atendente, uma vez que ela auxilia na compreensão da realidade de outras pessoas. Dessa forma, é possível saber a forma que a comunicação deve ser feita (o que falar, como falar e quando falar).

Para adotar a comunicação com empatia as entidades de saúde devem:


1 - Aplicar o conceito de escuta ativa

Esse conceito é baseado nos princípios da comunicaçãonão-violenta, ou seja, é a capacidade de ouvir de forma atenta o que o outro está dizendo. É necessário se concentrar no que está sendo dito ao invés de pensar na resposta.

Para isso é importante evitar discussões durante a conversa, não fazer julgamento e não fazer interrupções desnecessárias.


2 - Assuma o problema do cliente como sendo seu

Quando a empatia é adotada, os médicos e atendentes desse setor vão buscar solucionar os problemas da maneira mais rápida possível.

Se colocando no lugar dos pacientes, os agentes de saúde saberão o quanto o problema está prejudicando as pessoas e irão buscar soluções eficientes.


3 - Faça pesquisas de satisfação sobre o atendimento

Procure sempre saber a opinião dos pacientes sobre o atendimento e como a comunicação fluiu. Assim, a empresa consegue medir se o serviço prestado está sendo de qualidade e, caso seja necessário, pode adotar estratégias para melhorá-lo.

Exercitar a comunicação empática aproxima os pacientes dos médicos e atendentes, contribuindo para melhores relações entre as partes e promovendo experiências satisfatórias.


Como a empatia se evidencia na equipe de enfermagem?

As equipes de enfermagem possuem conhecimento técnico para atender os pacientes, mas na ausência de empatia, o atendimento é realizado de forma mecânica e não é satisfatório.

Para realizar uma conexão com os pacientes, as equipes médicas podem usar o contato visual, dessa forma os pacientes se sentem mais seguros.

Vamos citar quais atitudes podem ser adotadas pelas equipes de enfermagem para praticar a empatia:

  •  Os profissionais precisam ter a capacidade de discernir entre sentimentos próprios e de outras pessoas;
  •  Se atentar às palavras ditas aos pacientes e a reação que elas podem causar;
  •  Não fazer julgamentos prévios sem se colocar no lugar do outro;
  •  Tomar cuidado em relação à comunicação não verbal;
  •  Ter calma, manter o sono regulado e expressão simpática.

 

Essas atitudes contribuem para o estabelecimento da empatia no atendimento e faz com que ele seja mais humanizado e menos imparcial.

A empatia na enfermagem não está limitada a um atendimento eficiente, ela se constitui através da comunicação com o paciente durante os procedimentos. É importante escutar e compreender os sentimentos e sensações que são expressas por eles.


Os benefícios de um atendimento humanizado para as instituições clínicas

Nós vimos que a empatia é uma característica muito importante que deve ser desenvolvida pelas pessoas. Ao praticá-la, você será muito beneficiado, e com as instituições de saúde não será diferente.

As instituições clínicas que adotam a empatia como parte da cultura organizacional, criam um ambiente de trabalho mais acolhedor, favorecendo as interações entre os colaboradores e aumentando o engajamento da equipe.

Os profissionais terão mais sensibilidade no tratamento com os pacientes, portanto o atendimento será personalizado e isso traz maior segurança para o cliente.

Ela também proporciona um ambiente com menos rotatividade de funcionários, pois as pessoas querem permanecer na empresa, e isso é uma forma da organização crescer.

A empatia não beneficia somente quem está sendo ouvido, mas também aquele que a pratica. Entre os benefícios podemos citar:

 

  • A comunicação entre os membros da equipe é mais clara e eficiente, potencializando o trabalho em equipe;
  • Aumenta a produtividade, pois os colaboradores estarão focados nos mesmos objetivos e trabalham de forma unida;
  • O paciente estará satisfeito com o atendimento recebido;
  • Redução de estresse e conflitos entre os colaboradores, criando um ambiente mais leve para trabalhar.


Como ser uma pessoa mais empática?

Agora que já entendemos o conceito e a importância da empatia nas relações entre médicos e pacientes, você deve estar se perguntando como ser uma pessoa mais empática.

Portanto, vamos listar as atitudes que você pode ter para ter mais empatia.


Não faça julgamento 

Para entender e se colocar no lugar de outra pessoa você deve se livrar de julgamentos, a sua mente deve estar aberta e disponível para compreender as situações sem julgar. Assim podemos ouvir o outro sem procurar e apontar erros.


Ouça atentamente

Se coloque à disposição para ouvir os outros, preste atenção no tom de voz e na linguagem corporal. E, caso seja necessário, se coloque à disposição para ajudar a pessoa de forma prática.


Reconheça as diferenças

Cada indivíduo é diferente do outro e, ao entender isso, nos ajuda a não querer encaixar as pessoas em padrões pré-estabelecidos, permitindo enxergá-las como são de verdade.


Vimos ao longo desse artigo que em um ambiente hospitalar é possível encontrar pessoas diferentes umas das outras, essa mistura é importante para o crescimento e desenvolvimento tanto dos indivíduos, quanto das clínicas e hospitais.

Por isso, é importante praticar a empatia no atendimento dos pacientes e nas relações de trabalho, gerando um ambiente acolhedor e respeitoso.

A empatia não é algo simples de ser praticado, porém os hospitais não podem deixá-la de lado se querem que o seu trabalho tenha resultados positivos.

Tendo em vista essas questões, é evidente a importância de praticar a empatia nos atendimentos, compreender os sentimentos do paciente e identificar pelo que ele está passando. Assim ele terá uma experiência positiva.

A empatia é uma das principais características dos profissionais da saúde, mas não é a única. Confira as demais e os quais são os compromissos deles: clique aqui!