Para se ter um serviço de qualidade nas unidades hospitalares, a gestão dos serviços de saúde deve agir de forma integrada com todos os setores que as compõem.

E não são somente os enfermeiros, médicos e fisioterapeutas que são de responsabilidade dessa gestão. Todos os setores precisam de acompanhamento e melhorias.

Para se certificar que eles trabalhem em conjunto de forma eficaz e que a meta comum seja o melhor atendimento, o gestor deve saber quais são os melhores métodos a serem usados.

Fique por dentro dos elementos essenciais para uma gestão competente e ideal para todos os colaboradores e pacientes.


O que é gestão dos serviços de saúde?

A gestão dos serviços de saúde existe para garantir que todos os processos nas unidades hospitalares, tanto nos setores público e privado, sejam eficazes.

Assim, o gestor é responsável por fazer o levantamento das necessidades de todos os setores, visando as melhorias a serem feitas, garantindo um atendimento humanizado, seguro e, acima de tudo, de qualidade.

Dentre os serviços que devem ter a atenção desses gestores, temos.

 

  • Orientação das equipes de trabalho: é preciso se atentar se os profissionais são qualificados para as funções a que foram submetidos. Por isso, deve-se capacitá-los para manter sempre a excelência nos atendimentos, assim, reduzindo os custos para contratação de novos funcionários e possíveis reclamações dos pacientes;
  • Administração dos processos: controlar a manutenção dos equipamentos e abastecimento de insumos, garantindo que não haja atrasos em atendimentos por conta desse tipo de falha;
  • Redução de gastos: sempre verificar em quais setores pode ter a diminuição de gastos nos processos;
  • Melhorias no atendimento: apurar o que pode ser melhorado a partir das queixas dos pacientes;
  • Estar atualizado:  sempre buscar as melhores condições de trabalho para os colaboradores, além de estar ciente de todas as normas de saúde vigentes.

 

O gestor deve ser um estrategista nato para saber lidar com as situações inusitadas e gerir as pessoas de modo que não existam ruídos na comunicação entre elas.


Quais são os grandes desafios da gestão na área da saúde?

Assim como toda e qualquer empresa, também há desafios a serem enfrentados no dia a dia da gestão dos serviços de saúde.

Por lidar com o bem-estar das pessoas, os obstáculos são sucessivos, mas nada que um bom gestor não possa enfrentá-los de forma assertiva. Veja alguns dos desafios que fazem parte do cotidiano desses gestores.


Regulamentação de protocolos

Mesmo diante da normatização de práticas utilizadas na execução de atividades hospitalares, pode haver falhas na comunicação ou erros nos processos.

Com isso, ferramentas devem ser usadas, aprimorando esses protocolos para uma padronização dos métodos aplicados.


Elevação dos custos

O custo dos insumos hospitalares tem sofrido um aumento exponencial nos últimos tempos devido a pandemia, por isso, criar uma política que trabalhe de forma eficaz o desperdício de materiais é de suma importância.

Assim, trazendo impactos para todos, desde os pacientes que não terão aumento nos serviços, até a própria unidade de saúde que terá mais lucros com a economia.


Adequação e acompanhamento da legislação

Adequar o cenário do ambiente hospitalar com as novas legislações que entram em vigor é um dos grandes desafios que o gestor terá de enfrentar no seu cotidiano.

Portanto, se manter informado e atualizar sua equipe quanto aos novos protocolos trazem uma pressão a esses gestores. Que, além disso, devem manter o padrão de atendimento e manter os gastos dentro do estabelecido.


O que deve ser considerado na análise da gestão em saúde?

Alguns fatores devem ser considerados ao analisar uma boa gestão em saúde, visando sempre o que está sendo útil para a melhoria da empresa, para quem trabalha nela e para quem irá usufruir dos seus serviços.

 

  • Melhora na produtividade: com a padronização dos processos, a equipe desempenha seu papel de forma satisfatória, reduzindo gastos, como o desperdício de materiais e novas contratações;
  • Direcionamento correto dos recursos: sabendo das necessidades de todos os setores, fica mais fácil compreender onde focar e conduzir os recursos;
  • Equipe treinada: com um quadro de colaboradores trabalhando com os melhores métodos, os pacientes terão mais segurança na hora do atendimento.


Boas práticas (elementos) para gestão eficaz dos serviços de saúde

Uma boa gestão dos serviços de saúde de uma instituição depende das boas práticas implementadas pelo gestor.


1 - Tecnologia

Investir em novos equipamentos e ferramentas que ajudam nos processos são essenciais para melhorar a agilidade no atendimento dos pacientes.

Além de garantir a segurança dos seus dados, no caso de bons softwares. E ter os melhores instrumentos de trabalho, traz maior satisfação para a equipe de funcionários.


2 - Controle dos processos

Saber exatamente o que cada um faz em cada setor, traz maior controle sobre os processos, elevando assim, a qualidade dos serviços oferecidos aos pacientes.


3 - Equipe especializada

Com métodos eficientes através de treinamentos constantes do quadro de funcionários, os pacientes estarão mais tranquilos e os colaboradores mais confiantes na hora do atendimento.


4 - Comunicação eficiente

Se há ruídos na comunicação em um ambiente de trabalho, sempre haverá falhas nos processos, por isso, ter uma comunicação precisa entre os gestores e funcionários, diminui a quantidade de erros nos processos.


5 - Definição de metas

Saber quais metas devem ser definidas no cenário atual do serviço de saúde é fundamental para se avaliar quais são as melhorias a serem feitas.

 

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