Os cuidados de enfermagem têm uma longa história de sucesso na área médica. É uma das formas mais importantes de prevenir infecções e outras doenças que podem causar danos aos pacientes.

Os avanços modernos na tecnologia permitiram que os enfermeiros utilizassem vários métodos para prestar cuidados, sendo aliado na saúde e qualidade de vida dos pacientes.

Por isso, preparamos este post para você, profissional da área, que deseja ampliar seus conhecimentos sobre a assistência de enfermagem e sua importância.

Quer saber mais? Acompanhe o post abaixo!

Boa leitura!


O que são os cuidados de enfermagem e os benefícios para pacientes?

O cuidado que a equipe de enfermagem presta aos pacientes é de extrema importância para a recuperação, principalmente após algum procedimento ou exame médico ou cirúrgico.

Essas medidas preventivas servem para evitar infecções e ajudar no bem-estar do paciente.

Existem vários tipos de cuidados de enfermagem que os profissionais prestam, incluindo:

  • Dar banhos;
  • Troca de fraldas;
  • Limpeza de curativos e ferimentos;
  • Administrar medicamentos nos pacientes;
  • Orientar os pacientes sobre procedimentos médicos.

Portanto, é muito importante que o profissional conheça as atividades que deve realizar e saiba orientar o paciente da forma correta. Desse modo, é possível evitar acidentes, complicações médicas ou infecções, por exemplo.

Os enfermeiros também devem estar atentos à sua própria saúde, para que não sejam expostos a riscos que possam prejudicar si mesmo e aos outros.

Dessa forma, o cuidado de enfermagem é uma forma de facilitar a atuação do médico, pois o enfermeiro realiza as manobras e dá as orientações para que os procedimentos sejam realizados com segurança.


Para quem os cuidados de enfermagem são recomendados?

Os cuidados de enfermagem são recomendados para muitos grupos de pacientes, podendo ser iniciados na chegada ao hospital, pelo pronto-socorro ou por procedimentos padronizados.

Vamos ver para quem essas medidas são recomendadas:

  • Idosos;
  • Pessoas que possuem doenças crônicas;
  • Acamados;
  • Pacientes internados em unidade de tratamento intensiva (UTI);
  • Pacientes que precisam de cuidados paliativos.


Além disso, os enfermeiros podem cuidar dos pacientes em home care, nos hospitais, clínicas, unidades de repouso, entre outros.

Os cuidados em enfermagem a domicílios podem ser considerados como luxo para algumas pessoas, porém, eles são importantes para melhorar a qualidade de vida, manter a independência e o conforto dos pacientes.


Quais são os principais pilares de cuidados de enfermagem?

Os cuidados de enfermagem possuem cinco pilares que os profissionais devem seguir para oferecer um atendimento de qualidade. Vamos conhecer cada um deles a seguir.


Cuidado

O cuidado diz respeito ao sentimento de compaixão com os pacientes, familiares e colegas de trabalho. Além disso, ele é um dos pilares da profissão de enfermagem.

Pois, através dele, o profissional tem empatia com os pacientes e se torna capaz de compreender a situação pela qual ele está passando. Assim, o enfermeiro atua com sensibilidade e compaixão.


Comunicação

A comunicação pode ser feita de forma verbal ou não verbal. E corresponde à forma como os profissionais interagem com outros indivíduos.

Assim, torna-se necessário que os profissionais de enfermagem conheçam a forma correta de se comunicar com cada grupo de pessoas.

Por exemplo, ao conversar com pacientes ou familiares, não é recomendado o uso de termos técnicos, pois as pessoas não vão entender o que está sendo dito e podem até se assustar.

Em outras palavras, as diferenças culturais e linguísticas das pessoas moldam a forma como os profissionais devem se comunicar.

Portanto, a maneira como um membro da enfermagem fala com um paciente não é a mesma que ele usará com um colega de trabalho.


Pensamento crítico

O pensamento crítico é uma das primeiras coisas que os enfermeiros devem aprender. Isso porque, ele diz respeito a um pensamento que vai além do básico.

Isto é, esse pensamento é utilizado para que o profissional faça uma análise e tenha informações para tomar uma decisão.


Profissionalismo

O profissionalismo diz respeito ao padrão de trabalho que os enfermeiros praticam diariamente. Inclui questões legais e éticas que os profissionais devem adotar para prestar uma assistência de qualidade.

Além disso, também diz respeito ao comportamento dos enfermeiros em determinadas situações.


Quais os cuidados o profissional de enfermagem deve ter com os pacientes?

Como vimos, os cuidados são importantes para manter a segurança dos pacientes e dos profissionais que estão prestando o atendimento médico.

Além disso, essas medidas facilitam o atendimento e são importantes para instruir os pacientes a seguirem as orientações corretamente.

Diante da importância dessas medidas, preparamos 6 dicas para você saber quais os cuidados de enfermagem necessários para garantir a segurança de todos.


1 - Higienizar as mãos

Uma das principais medidas de segurança para os pacientes e os profissionais é a higienização das mãos.

Por isso, ela deve ser feita de forma constante, sempre antes de iniciar algum procedimento e após a finalização dos cuidados nos pacientes.

Mesmo que os profissionais utilizem luvas durante os procedimentos, é importante lavar as mãos para manter a segurança.


2 - Utilizar os equipamentos corretamente

É muito importante que os enfermeiros saibam a forma correta de utilizar os equipamentos, administrar medicamentos, inserir a sonda adequadamente, entre outros.

Se o profissional não souber como realizar esses procedimentos, ele pode causar consequências graves.


3 - Prevenir a queda dos pacientes

Os profissionais precisam ter muita técnica e cuidado ao movimentar um paciente que esteja acamado.

As quedas devem ser evitadas pois, ao cair, o paciente pode ter alguma complicação no quadro de saúde ou até mesmo ser algo fatal.

Portanto, o enfermeiro deve conhecer as técnicas para movimentar o paciente, mudá-lo de posição, trocar os lençóis sem tirar o paciente da cama etc. Dessa forma, ele preserva a segurança do paciente.


4 - Cuidado com lesões de pressão

É muito comum que os pacientes que passam muito tempo na mesma posição desenvolvem úlceras na pele.

Por isso, os profissionais devem tomar os cuidados para que essas lesões não apareçam. Dessa forma, é necessário adotar as seguintes medidas:

  • Movimentar o paciente com frequência;
  • Fazer a hidratação da pele.


Assim, é possível evitar o aparecimento de úlceras e desenvolvimento de outros problemas.


5 - Participação em cirurgias

Os enfermeiros também têm o papel de auxiliar os médicos nas cirurgias. Nesses casos, eles são responsáveis pela colocação, higienização e separação dos equipamentos que serão utilizados durante o procedimento.

Assim, é fundamental que o enfermeiro saiba qual procedimento será realizado e tenha um check-list dos equipamentos necessários para deixá-los prontos para o início da cirurgia.


6 - Comunicação

Por último, um dos principais cuidados que o enfermeiro deve ter é em relação ao modo que ele se comunica.

Pois, o enfermeiro possui contato direto com a família do paciente, por isso, ele deve se comunicar de forma clara para informar os procedimentos que serão realizados, quais as possíveis complicações e, principalmente, passar informação sobre óbito.


Considerações finais

Os enfermeiros possuem um papel importante no cuidado com os pacientes, seja em hospitais, clínicas ou cuidados em domicílio.

Assim, por meio desses cuidados, os enfermeiros auxiliam na recuperação, segurança e bem-estar dos pacientes.

Agora que você conhece mais sobre a importância do cuidado de enfermagem, confira quais são as áreas de ascensão para os profissionais de enfermagem: clique aqui!