Doenças degenerativas são aquelas que levam a uma progressiva e irreversível lesão tecidual, as quais geralmente limitam funções vitais, como as neurológicas e motoras.

As doenças degenerativas, que também podem ser classificadas como demência, as quais causam um declínio progressivo nas funções de um indivíduo, já afetam aproximadamente 50 milhões de pessoas em todo o mundo. Além disso, estima-se que apareça um novo caso a cada três segundos.

Isso sem contar uma série de diagnósticos imprecisos que impossibilitam um tratamento adequado e ocasionam pioras nos quadros. Entre os motivos para isso está a falsa percepção de que alguns sintomas possam ser clássicos da velhice, já que os maiores casos são na terceira idade, quando, na realidade, o que se apresenta é uma enfermidade progressiva que pouco a pouco compromete a qualidade de vida do paciente.

Para se ter uma ideia, em países subdesenvolvidos, apenas um em cada 10 pacientes são diagnosticados corretamente e, mesmo em países desenvolvidos, menos de 50% das pessoas contam com um diagnóstico assertivo que colabore com o tratamento.

Esses números alarmantes mostram a importância de saber exatamente do que se trata uma doença degenerativa, quais são as principais causas e seus sintomas. Veja a seguir!

O que é uma doença degenerativa?

Doenças degenerativas são aquelas que de forma crônica, progressiva e irreversível afetam as funções vitais, principalmente neurológicas e osteomusculares de um indivíduo. Elas são chamadas dessa forma pois degeneram a estrutura das células e tecidos e podem envolver todo o organismo, como os vasos sanguíneos, ossos, tecidos, órgãos internos, cérebros, entre outros.

Essas enfermidades, as quais não são transmissíveis, podem ser ocasionadas por uma série de fatores. Entre eles estão predisposição genética, sedentarismo, tabagismo, obesidade, má alimentação, alcoolismo, entre outros. Geralmente as doenças degenerativas são silenciosas e apresentam sintomas somente quando estão em fases avançadas.

Por isso, a importância de se realizar exames preventivos periódicos, a doença pode ser diagnosticada através do exame de sangue, urina e microscópico do tecido cerebral por biópsia ou necropsia.  Atualmente tem se falado de exames ao qual cientistas identificaram proteínas que aparecem no sangue, o que ajudaria diagnosticar precocemente a doença, mas ainda não foi conclusivo. Afinal, quando mais cedo esse tipo de doença é detectada melhores são as respostas aos tratamentos.

Quais são as principais doenças degenerativas e seus sintomas?

Diabetes

O número de brasileiros com diabetes aumentou 61,8% em apenas dez anos. Isso está relacionado com o sedentarismo e a má alimentação, já que o número de casos do diabetes tipo I, causado por um defeito no sistema imunológico, é bem menor do que o tipo II, ocasionado por fatores externos.

Ou seja, hábitos de vida contribuem para o desenvolvimento dessa doença degenerativa. Entre os sintomas estão sede em excesso, cansaço sem causa aparente, vontade mais frequente de urinar, perda de peso, feridas que não cicatrizam e visão turva.

Mal de Alzheimer

A doença de Alzheimer afeta 44 milhões de pessoas em todo o mundo, sendo 1,2 milhões somente no Brasil. Ela causa perda de memória e de capacidade de raciocínio lógico, ocasionando alterações de comportamento e de humor. Atinge principalmente pessoas acima de 50 anos e pode ser causada por predisposição genética.

Entre os sintomas iniciais estão raros esquecimentos e confusões mentais. Com o tempo e se não tratado adequadamente, o quadro vai se agravando e há perda progressiva dos movimentos do corpo e da fala, que levam ao confinamento e à perda total de memória.

Esclerose múltipla

A esclerose múltipla é uma doença degenerativa que afeta o cérebro, nervos óticos e medula espinhal. Ela é causada porque o sistema imunológico confunde células saudáveis com "intrusas" e as ataca provocando inflamações e lesões.

Isso ocasiona uma série de sintomas neurológicos, como dificuldades locomotoras, alterações sensoriais, de coordenação e de equilíbrio, dores agudas ou crônicas, problemas na fala e na deglutição.

Mal de Parkinson

A doença de Parkinson é uma doença degenerativa do sistema nervoso central, que ocasiona alterações nos movimentos, tremor, rigidez dos músculos e desequilíbrios. Acomete principalmente a população de terceira idade. Os sintomas iniciais da doença podem passar despercebidos, por isso a importância de um check-up anual, que poderá colaborar com um tratamento adequado e qualidade de vida do paciente.

Como você viu existe diversos tipos de doenças degenerativas, e geralmente o diagnóstico é difícil e tardio, e alguns fatores externo podem contribuir para o surgimento de algumas delas, um deles que contribui é o estresse emocional, veja como evitá-lo.